domingo , 16 junho 2024
Capa » Sem categoria » Tradição e fé: Vaqueiros celebram São Pedro de Alcântara em Floriano
Tradição e fé: Vaqueiros celebram São Pedro de Alcântara em Floriano

Tradição e fé: Vaqueiros celebram São Pedro de Alcântara em Floriano

No último domingo (15), Floriano testemunhou mais uma edição emocionante da tradicional Missa do Vaqueiro, parte integrante dos festejos de São Pedro de Alcântara, padroeiro da cidade. A Praça da Amizade foi o ponto de encontro para a grandiosa cavalgada, que percorreu as principais avenidas em direção à Catedral São Pedro de Alcântara. Lá, os vaqueiros se uniram na celebração religiosa e desfrutaram do tradicional café da manhã.

A missa, um dos pontos altos das festividades em honra a São Pedro de Alcântara, atraiu fiéis vindos não apenas de diferentes bairros da cidade, mas também de outras regiões. A cavalgada, tradição enraizada no município, é uma reverência ao padroeiro da cidade e um momento de fé e devoção para os vaqueiros de São Pedro de Alcântara.

Dezenas de cavaleiros, trajando os característicos gibões de couro e chapéus, seguravam com orgulho as bandeiras de São Pedro de Alcântara, enquanto seguiam em oração pelas ruas e avenidas da cidade. Ao final do trajeto, na praça Dr. Sebastião Martins, os cavalos encontraram sombra sob as árvores, enquanto os vaqueiros se reuniam para a missa matinal, um momento singular onde tradição e fé se entrelaçaram em preces.

A Missa do Vaqueiro, evento de cunho religioso, tem como propósito celebrar a bravura, a dedicação e a fé do homem sertanejo através da figura emblemática do vaqueiro, enaltecendo a cultura popular e o rico artesanato nordestino.

A iniciativa, promovida pelo Repórter Amarelinho (Renato Costa), foi uma reverência a todos os vaqueiros de Floriano, verdadeiros heróis que enfrentam as adversidades do sertão nordestino com coragem, resistindo à seca, à fome e aos perigos da região.

Após a cerimônia religiosa, os vaqueiros foram agraciados com um animado e saboroso café da manhã, encerrando com chave de ouro um dia dedicado a uma figura tão emblemática e querida do sertão. A tradição e a fé continuam a unir a comunidade de Floriano, fortalecendo os laços de devoção e respeito a São Pedro de Alcântara.

FONTE: FLORIANO NEWS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

dois × 5 =