sábado , 2 novembro 2024
Capa » Esportes » Quem era Maguila, Ídolo do boxe brasileiro que morreu aos 66 anos
Quem era Maguila, Ídolo do boxe brasileiro que morreu aos 66 anos

Quem era Maguila, Ídolo do boxe brasileiro que morreu aos 66 anos

O boxeador José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, faleceu nesta quinta-feira (24/10). O ex-lutador foi vítima de demência pugilística e sofria de Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), uma doença degenerativa irreversível, semelhante ao Alzheimer, causada por golpes repetitivos na cabeça, comum entre pugilistas.

Maguila foi um ícone do boxe brasileiro, tendo lutado profissionalmente entre 1983 e 2000. Durante sua carreira, ele participou de 85 lutas oficiais, das quais venceu 77, sendo 61 por nocaute. Seu desempenho o consolidou como um dos maiores nomes da história do esporte no Brasil.

O ex-atleta foi múltiplas vezes campeão brasileiro e sul-americano na categoria peso-pesado. Maguila também conquistou títulos importantes, como o de campeão das Américas, pelo Conselho Mundial de Boxe, e o título mundial pela Federação Mundial de Boxe Profissional, ambos na categoria peso-pesado.

Fora dos ringues, Maguila teve uma presença marcante no entretenimento. Foi comentarista político no “Aqui Agora”, do SBT, e participou do humorístico “Show do Tom”, da Record. Em 2009, lançou um álbum de samba, “Vida de Campeão”, e, em 2010, candidatou-se a deputado federal pelo PTN, mas não foi eleito.

FONTE: METROPOLES

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

um + seis =