sábado , 15 junho 2024
Capa » Sem categoria » Parlamentares do Futuro tomam posse na Alepi
Parlamentares do Futuro tomam posse na Alepi

Parlamentares do Futuro tomam posse na Alepi

O projeto Parlamentar do Futuro, da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), teve o início de sua atividade legislativa na manhã desta segunda-feira (26) com a diplomação dos parlamentares no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e com a posse realizada no Plenarinho Prado Júnior, na Alepi. Foram 30 os eleitos, representando seis partidos – criados para o projeto –  e os 12 territórios piauienses.

No Plenarinho, o presidente da Casa, Franzé Silva (PT), abriu a sessão plenária e destacou a organização do projeto, dizendo que é uma forma oportunizar a vivência legislativa aos alunos e é uma ação de cidadania. Logo após a leitura da ata, Franzé Silva encerrou a sessão e passou a direção da Mesa ao parlamentar do futuro mais velho, João Vitor Araújo (PEC), que presidiu a posse e a eleição da Mesa Diretora.

“Foi uma sensação bem diferente tomar posse, incrível. Tomar conhecimento do processo legislativo é bem incrível”, relata Withinney dos Santos (PEGR), parlamentar do futuro da região de Oeiras. Ela também contou que já houve conversas e alinhamentos entre blocos para a eleição da Mesa Diretora, que ocorreu na mesma manhã.

Azafe Caleb, do Partido da Educação e Cultura (PEC), disse que a atividade parlamentar é importante não apenas por eles representarem os estudantes, mas suas regiões. “Como deputado, estou representando minha cidade [Altos]. No caso, como estudante, estou representando minha escola. É uma importância tremenda, porque o poder que temos aqui é de melhorar a vida de muitas, de milhares de pessoas”, explicou.

A mãe dele, a recepcionista Marielle Ferreira, tem acompanhado todos os momentos e se disse muito orgulhosa dessa conquista.

A professora de História Jacineide Lima Santos, da 9° Gerência Regional de Educação (GRE), em Picos, destacou que o Parlamento do Futuro permite que os alunos sejam protagonistas, vivenciem o papel de um deputado e “dá a possibilidade que esse aluno entenda como funciona a política de fato. Através do projeto, ele está exercendo a cidadania e percebendo o quanto que é importante a participação política”.

MESA DIRETORA – Após a posse dos Parlamentares do Futuro, foi realizada eleição para a composição da Mesa Diretora. Duas chapas estavam inscritas: uma sob liderança do parlamentar do futuro Marcos Antônio Mota, do Partido dos Direitos Humanos, Equidade e Cidadania (PDHEC), e outra encabeçada por Luiza Maria, do Partido da Agricultura e Meio Ambiente (PAMA).

Após a votação, a Chapa 2 foi eleita com 16 votos. Os escolhidos são: Luiza Maria como presidente. Os vice-presidentes são Sthefany Vitória (PEGR), Ana Vitória (PEC), Victor Manoel (PAMA) e Izamara Isabela (PEC). Os secretários eleitos são Vinicius Gabriel (PSE), Henry Carneiro (PSE), Klasnic de Sousa (PDHEC)e Ariolino Lima (PEC).

A Mesa Diretora é responsável, entre diversas obrigações, por dirigir os serviços da Casa durante as sessões legislativas; e é composta por um Presidente, quatro Vice-presidentes e quatro Secretários.

FONTE: ALEPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

dois × 2 =