Dando continuidade ao cronograma do Projeto Parlamento do Futuro, as escolas das 21 Gerências Regionais de Educação (GRES) dos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí já realizaram convenções partidárias, filiações aos partidos temáticos e inscrições de candidaturas de estudantes da 1ª e 2ª séries do ensino médio da rede pública estadual para participar do pleito que vai eleger 30 jovens alunos como parlamentares do futuro. Uma experiência inédita no estado.
As próximas etapas a serem executadas são: Carga e o transporte das urnas eletrônicas até as GRES, palestras de técnicos do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) nas escolas selecionadas pelo projeto, disponibilização das urnas eletrônicas nas unidades escolares, treinamento dos mesários e eleição dos parlamentares do futuro, marcada para ocorrer no dia 21 de novembro.
Segundo o coordenador de Projetos da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão (Elepi), Francisco Farias, que atua em conjunto com representantes do TRE-PI e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), haverá campanha eleitoral, eleição e divulgação dos eleitos. “No período de 16 a 18 de janeiro de 2024, os parlamentares do futuro vão ser diplomados no Tribunal Regional Eleitoral, empossados na Assembleia Legislativa e, em seguida, passam a exercer seus mandatos na Casa durante três dias. Essa atividade é denominada Jornada Parlamentar”, acrescentou Farias.
O Projeto Parlamento do Futuro foi lançado no dia 12 de setembro, no Cine Teatro da Alepi e é uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Piauí, através da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, a Seduc e o TRE-PI. O presidente da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, deputado Francisco Limma, disse que o Parlamento do Futuro vai permitir que os estudantes possam vivenciar a democracia na prática, numa verdadeira imersão no dia a dia da Assembleia Legislativa.
De acordo com o diretor da Elepi, José Osmar Alves, os estudantes estão empolgados em participar do Projeto Parlamento do Futuro a fim de poderem acompanhar o papel desempenhado pelos deputados e pelas deputadas estaduais, conhecer o funcionamento do Poder Legislativo, discutir e elaborar projetos de lei.
O presidente da Alepi, deputado Franzé Silva, ainda no lançamento do Projeto Parlamento do Futuro, garantiu que vai entregar os projetos de lei dos jovens parlamentares ao governador do Piauí, Rafael Fonteles, com o propósito de avaliar.
FONTE: ALEPI