O Esporte Clube Flamengo do Estado do Piauí foi fundado no dia 8 de dezembro de 1937, tendo como presidente na época o Senador Raimundo de Arêa Leão. Neste 8 de dezembro de 2023 a agremiação rubro-negra completa 86 anos, durante os quais conquistou milhares de torcedores e teve jornadas empolgantes.
Os momentos que ocupam grande destaque na história do clube podem ser citados com facilidade. Vamos lá:
Década de 60 : o bicampeonato de 64 e 65, quebrando a liderança total do River no futebol piauiense. O presidente Jesus Elias Tajra assumiu o comando do clube, formou um grande time e provocou uma verdadeira revolução no futebol piauiense daqueles tempos e para o futuro. Em 1966 disputou a final com o Piauí e perdeu o tricampeonato, mas teve grandes atuações na competição.
Década de 70 : o bicampeonato de 1970 e 1971 foi um sucesso com o Estádio Lindolfo Monteiro lotado nas finais com Piauí e River. Em 1972 novamente escapou o tricampeonato. O presidente era Rodrigues Filho.
Década de 80 : finalmente foi conquistado o histórico tricampeonato piauiense em 1986, 1987 e 1988. O presidente era Avelino Neiva.
Ao longo dos seus 86 anos, o Esporte Clube Flamengo representou o futebol piauiense em competições como Torneio Piauí-Maranhão, Torneio Nordestão, Taça Brasil, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
Nos anos mais recentes surgiram aproveitadores no clube. Venderam um patrimônio imenso às escondidas e nenhuma providência foi tomada. Com o patrimônio no bairro Bela Vista ( fase posterior à sede da Av. Barão de Gurgueia) bem administrado, o Flamengo seria uma potência no Nordeste.
Em consequência das más administrações, o rubro-negro está com 14 anos sem um título de campeão piauiense. O último foi no ano de 2009. Atualmente um clube de tanta história, tantas conquistas e dono de uma torcida imensa está na segunda divisão do futebol piauiense.
Que apareçam rubro-negros que possam recuperar o Esporte Clube Flamengo para o futebol piauiense. O atual presidente é André Russo.
FONTE: CIDADE VERDE