domingo , 16 junho 2024
Capa » Sem categoria » Alepi celebra 70 anos do Hospital São Marcos
Alepi celebra 70 anos do Hospital São Marcos

Alepi celebra 70 anos do Hospital São Marcos

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, nesta terça-feira (28), sessão solene em alusão ao aniversário de 70 anos da Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida, entidade mantenedora do Hospital São Marcos. A solenidade foi marcada por depoimentos emocionados, homenagens e relatos de dificuldades enfrentadas para a construção e manutenção deste que é o único Hospital Geral Acreditado Pleno do Estado do Piauí, certificação que representa o mais alto padrão de qualidade.

A solenidade foi aberta pelo presidente da Assembleia, Franzé Silva (PT), que passou a palavra ao deputado Dr. Vinícius (PT), autor do requerimento da solenidade. “Essa celebração foi pensada, não só pelo marco dos 70 anos, mas para poder relembrar a importância dessa instituição para todo o meio norte do Brasil e relembrar também a importância do terceiro setor para a saúde”, destacou Dr. Vinícius.

O diretor técnico, Marcelo Martins, apresentou o Hospital São Marcos em números: mais de três mil atendimentos pelo SUS por mês, mais de oito mil pessoas circulando na unidade diariamente, mais de dois mil funcionários e mais de 500 médicos especialistas nas mais diversas áreas. “Que o São Marcos siga essa estrutura firme, que seja realmente um hospital secular. Nós somos apenas os instrumentos do momento pra continuar aquela obra que Dr. Alcenor idealizou”, disse.

O diretor executivo, Joaquim Almeida, aproveitou a oportunidade para fazer um apelo aos parlamentares. “O SUS não existiria sem as entidades filantrópicas, que vivem momentos angustiantes em todo o Brasil. Temos a tabela SUS que hoje não paga os tratamentos. Certamente estarei aqui em dezembro, pedindo aos nossos deputados que não esqueçam o Hospital São Marcos”, frisou.

O presidente da Associação Piauiense de Combate ao Câncer Alcenor Almeida, Gustavo Almeida, falou sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelo hospital e agradeceu a todos os funcionários e colaboradores da instituição. Aproveitando o ensejo, o deputado Gil Carlos (PT) se comprometeu a indicar emendas para o São Marcos no orçamento estadual de 2024.

O médico Pádua Filho, um dos fundadores da instituição, discursou emocionado sobre o orgulho que sente em ter feito parte da história do São Marcos. “Pra mim, foi uma escola, uma casa”, disse. Já o ex-secretário estadual de Turismo, Sílvio Leite, discursou em nome dos pacientes e ressaltou que o São Marcos superou todas as suas expectativas.

A solenidade foi encerrada com uma homenagem à viúva do médico Alcenor Almeida, Cláudia Rosa Almeida.

FONTE: ALEPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

1 × 2 =