sexta-feira , 14 junho 2024
Capa » Floriano » Nova tarifa para a Equatorial Piauí com revisão de 14,7% entra em vigor neste sábado
Nova tarifa para a Equatorial Piauí com revisão de 14,7% entra em vigor neste sábado

Nova tarifa para a Equatorial Piauí com revisão de 14,7% entra em vigor neste sábado

A partir deste sábado, 2 de dezembro, passa a vigorar a revisão tarifária nas contas de energia elétrica para consumidores do Piauí, impactando tanto aqueles de alta quanto baixa tensão. A medida, aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) na última terça-feira, 28 de novembro, representa um ajuste de 15,81%, com um impacto médio de 14,70% para o consumidor final.

Além da revisão das tarifas, foram definidos os correspondentes limites dos indicadores de continuidade de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da distribuidora, para o período de 2024 a 2028.

Os fatores que impactaram o processo tarifário em questão foram custos relacionados à atividade de distribuição, encargos setoriais, e outros. O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Amplamente discutido com a sociedade interessada por meio da Consulta Pública n.º 029/2023, que recebeu contribuições entre 30 de agosto de 13 de outubro, o tema contou com uma sessão presencial em 14 de setembro, na capital do estado.

FONTE: MEIO NORTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

4 × 5 =