quinta-feira , 13 junho 2024
Capa » Sem categoria » Mais de 99 mil alunos fazem a prova no Enem no Piauí
Mais de 99 mil alunos fazem a prova no Enem no Piauí

Mais de 99 mil alunos fazem a prova no Enem no Piauí

Neste domingo (05) começa a aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino (ENEM) em todo o Brasil. No Piauí, um total de 99.644 candidatos estão inscritos para participar da prova. O segundo dia de provas acontece em 12 de novembro.

Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, mostram mais de 73 mil candidatos declararam ser parto ou preto.

As mulheres são a maioria entre os candidatos no Piauí. No estado, 60,97% das pessoas inscritas são do sexo feminino.

Com relação à idade, mais de 64 mil candidatos tem idades entre 16 e 20 anos. Na outra ponta da tabela, 151 candidatos informaram ter mais de 60 anos.

Enem é composto de quatro provas objetivas, com 45 questões cada, distribuídas em quatro áreas de conhecimento, a saber: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias. E, ainda, uma prova de redação, aplicada no primeiro dia de provas.

Neste domingo (05), os candidatos realizam as provas de linguagens, códigos e suas tecnologiasciências humanas e suas tecnologias e redação. No dia 12 de novembro acontecem as provas de ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Os portões serão abertos ao 12h, horário de Brasília, e fechados às 13h. As provas terão início às 13h30 e serão encerradas às 19h, no primeiro dia de prova, e 18h30, no segundo dia de prova.

Os três últimos participantes presentes na sala de provas devem sair do local de provas somente após assinatura da ata de sala.

O que levar no dia da prova

Para ter acesso à sala onde será aplicada a prova, o candidato deve apresentar documentos de identificação original com foto e levar caneta esferográfica preta, confeccionada em material transparente.

Podem ser utilizadas cédulas de identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal. Serão aceitos, ainda, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Este ano, também, podem ser utilizados pelos candidatos os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, capturas de telas não serão aceitas.

O que é proibido no dia da prova

Durante a prova não é permitido o uso de Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos; Livros, manuais, impressos, anotações; protetor auricular; relógio de qualquer tipo; e dispositivos eletrônicos como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods®, gravadores,pen drive, mp3 e/ou similar; alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico e; ainda, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.

FONTE: CIDADE VERDE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

2 × dois =