Integrantes da Polícia Militar (PM), Polícia Civil e Corpo de Bombeiros do Piauí participaram, nesta segunda-feira (1º), de treinamento oferecido pela empresa Motorola acerca do novo sistema de rádio comunicação da Secretaria da Segurança (SSP). A capacitação, que terá duas semanas de duração, faz parte da fase de implantação da rede de comunicação nas forças de segurança do Piauí.
De acordo com o tenente-coronel Gustavo Campelo, subdiretor de tecnologia da PM, é a partir do treinamento que as forças poderão usufruir de todos os serviços e funcionalidades do sistema, visando otimização e controle da comunicação.
“É uma parte que avança no nosso cronograma de implantação, com a infraestrutura e os sistemas que foram lançados e agora um treinamento para, cada vez mais, as forças de segurança entenderam como funciona e fazerem todas as configurações correspondentes aos usuários. Entender na prática as funcionalidades, como os recursos de comunicação não só por voz, mas por dados. O sistema transmite, por exemplo, as coordenadas de cada rádio embarcado em uma viatura. Nesse, tem-se um poder de controle de toda essa força policial em seu uso”, destaca o subdiretor.
Valeriano Bernardo, instrutor da Motorola, explica que os participantes do treinamento multiplicarão conhecimento adquirido com suas equipes. A ideia é mostrar as capacidades do sistema, todo o processo de criação e entender as etapas para difundi-lo.
“Acredito que é um sistema com infinitas capacidades e que vai proporcionar uma ação mais segura, mais estável e com grandes chances de expansão. É um sistema com uma vida útil muito longa. Você vai aumentando a infraestrutura de acordo com a necessidade. O sistema vai ser utilizado por várias corporações, integrado, porém de forma individualizada. Acredito que é um dos grandes marcos desse sistema”, finaliza o militar.
FONTE: GOVERNO DO PIAUI