sábado , 13 julho 2024
Capa » Floriano » Secretaria das Mulheres destaca importância de recursos para fortalecimento de políticas públicas
Secretaria das Mulheres destaca importância de recursos para fortalecimento de políticas públicas

Secretaria das Mulheres destaca importância de recursos para fortalecimento de políticas públicas

A secretária Estadual das Mulheres do Piauí Zenaide Lustosa participa do II Fórum Nacional de Gestoras de Políticas para Mulheres, em Brasília. O evento discute temas como orçamento, misoginia, igualdade salarial e violência de gênero, além da necessidade de mais mulheres em espaços de poder e a violência política.

Cerca de 300 gestoras participam dos dois dias do evento, que proporciona uma plataforma para a troca de experiências sobre políticas para mulheres. Nessa quarta-feira (12), os debates se concentraram no impacto do orçamento nas políticas públicas para as mulheres, incluindo uma mesa de apresentação de boas práticas de políticas nos estados.

Zenaide Lustosa ressalta que é fundamental que o Ministério das Mulheres disponha de recursos para viabilizar as atividades, especialmente no enfrentamento à violência. “As políticas são transversais, mas sem recursos, não será possível acabar com a morte das mulheres. Sem orçamento, as mulheres continuarão morrendo. É essencial ter recursos para fortalecer as políticas públicas”, disse.

A secretária apresentou o plano de Lavanderias Comunitárias, focado na reforma e estruturação de espaços públicos para o funcionamento dessas lavanderias em Teresina e Parnaíba. Ela explicou que o projeto visa oferecer um ambiente moderno, seguro e bem equipado para garantir a autonomia econômica das lavadeiras de roupa piauienses, além de facilitar a divisão das tarefas domésticas nas famílias.

“As lavanderias comunitárias melhorarão as condições de trabalho das lavadeiras, aumentarão a produtividade, reduzirão o trabalho repetitivo e desgastante, estimularão a economia local e proporcionarão acesso a serviços básicos de qualidade”, reforçou.

Lidiane Silva, representante do município de São Braz do Piauí, enfatizou a importância de discutir o impacto do orçamento nas políticas públicas voltadas para as mulheres. “Trabalhamos com recursos escassos e não temos um fundo próprio, mas mesmo assim nos esforçamos para oferecer o melhor. Hoje, teremos a oportunidade de conhecer as ações realizadas por estados e municípios em todo o país”, explicou.

O fórum abriu espaço nesta terça-feira (11), para o lançamento da a campanha “Mais Mulheres no Poder, Mais Democracia”, que aborda a sub-representatividade das mulheres na política, fornecendo dados e informações relevantes, além de divulgar canais de denúncia e orientações, como o Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher.

FONTE: GOVERNO DO PIAUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

9 − quatro =