sábado , 2 novembro 2024
Capa » Sem categoria » Projeto da Alepi que concorre ao Prêmio Unale reuniu jovens de todas as regiões do Piauí
Projeto da Alepi que concorre ao Prêmio Unale reuniu jovens de todas as regiões do Piauí

Projeto da Alepi que concorre ao Prêmio Unale reuniu jovens de todas as regiões do Piauí

O projeto Parlamento do Futuro, que concorre ao prêmio Assembleia Cidadã contou com jovens de todas as regiões do Piauí. De Norte a Sul, de Cajueiro da Praia a Cristalândia, da Planície Litorânea à Chapada das Mangabeiras. Todo o Piauí foi representado na primeira edição do Parlamento do Futuro, projeto da Assembleia Legislativa (Alepi) que promove a formação política de estudantes do Ensino Médio.

Entre setembro de 2023 e fevereiro deste ano, 60 mil jovens participaram de um processo que simulou todas as etapas do processo legislativo. Para conseguir dar toda essa abrangência ao Parlamento do Futuro, a Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão atuou em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Isso permitiu que a iniciativa chegasse aos 12 territórios de desenvolvimento por meio das 21 gerências regionais de educação (GRE’s).

Parceria com a Secretaria de Educação

Os aprendizados contribuíram para ampliar a importância que a estudante dá à política. “Foi uma oportunidade incrível que colaborou para meu crescimento pessoal e estudantil, como, por exemplo, contribuiu para que eu me tornasse vice-presidente do grêmio estudantil em minha escola. Além disso, reforçou meu sentimento de pertencimento e engajamento com todo o processo político e me ensinou a lidar com questões complexas e articulações políticas”, compartilhou Izamara Isabela.

Da cidade de Piripiri, Pedro Victor, lembrou qual foi a sua sensação por representar a região dos Cocais: “Acho que o que mais me marcou foi essa responsabilidade de representar uma região em si, representando as necessidades da sua região frente ao estado inteiro. Quando eu estava na Alepi, eu senti que eu tinha essa responsabilidade de levar essas demandas da minha região para serem discutidas a nível de Estado. Isso, para mim, foi o mais interessante da experiência do Parlamento do Futuro”.

FONTE: ALEPI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

18 − 6 =