quinta-feira , 13 junho 2024
Capa » Sem categoria » Período chuvoso segue irregular no Piauí com chuvas ‘ligeiramente’ acima da média em fevereiro
Período chuvoso segue irregular no Piauí com chuvas ‘ligeiramente’ acima da média em fevereiro

Período chuvoso segue irregular no Piauí com chuvas ‘ligeiramente’ acima da média em fevereiro

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Piauí deve manter a média de chuvas dentro ou ligeiramente acima da média prevista para o mês de fevereiro. A tendência aponta que municípios da região Sul podem registrar até 75 milímetros de chuvas.

Por conta da possibilidade de chuva acima da média, a previsão é que a região do Matopiba (que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) seja beneficiada com a manutenção da umidade no solo e o desenvolvimento das lavouras de primeira safra de grãos.

Apesar do início do enfraquecimento do fenômeno do El Niño, a previsão meteorológica aponta que os efeitos só deverão ser sentidos no final do ano no estado. Até lá, as cidades piauienses continuarão registrando um período chuvoso irregular e calor intenso durante 2024.

“Infelizmente nós só vamos colher os frutos dessa perda de força do El Niño somente no final do ano. A tendência é que as chuvas permaneçam irregulares no Piauí”, destaca Werton Costa, climatologista e diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria da Defesa Civil do Piauí (Sedec-PI).

O El Niño é um fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial. Ele ocorre em intervalos irregulares de cinco a sete anos e tem duração média que varia entre um ano a um ano e meio, com início nos últimos meses do ano.

Segundo a MetSul, a análise dos dados semanais de anomalia de temperatura da superfície do mar combinados com projeções de modelos numéricos indica com alto grau de probabilidade que o pico do evento do fenômeno já foi alcançado e que a partir de agora a tendência é de gradual decaimento.

FONTE: CIDADE VERDE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

sete + 2 =