O deputado Dr. Vinícius (PT) discursou durante a sessão plenária desta terça-feira (26), para destacar o Programa Piauí Saúde Digital em relação à atenção primária de gestantes e neonatos. “No Brasil, principalmente no mundo pós-pandemia, houve um desmonte da atenção primária e mais de 70% da mortalidade é de causa evitável, principalmente duas causas, que é a hipertensão e a infecção urinária”, frisou.
Nesse sentido, o deputado acredita que o programa Saúde Digital será de extrema importância. “Mesmo a gente tendo uma rede referenciada de pré-natal de alto risco, mas há um fator que é o tempo. Quanto mais rápida a ação, menor o risco de mortalidade e de sequelas neurológicas para essas mães e crianças”, explicou.
AUTISTAS – Ao final do discurso, Dr. Vinícius manifestou solidariedade ao presidente Franzé Silva (PT), lamentando o episódio de preconceito sofrido pelo filho do presidente, que é autista, no último final de semana. “Esse fato tem que ser colocado, porque ele explica a necessidade de tantas políticas de inclusão aprovadas por esta Casa”, pontuou.
O parlamentar citou o trabalho da Assembleia na luta pela inclusão, com a edição de leis, como a que dispõe sobre a utilização do cordão de girassol como símbolo de identificação das pessoas com deficiências ocultas ou não visíveis, além da lei que instituiu o selo “Empresa Amiga da Inclusão”.
FONTE: ALEPI