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18/07/2019 às 13h29min - Atualizada em 18/07/2019 às 13h29min
Luis Orlando - Floriano(PI)
TAMANHO DA FONTE A- A+
Trabalhadores encontram dificuldades na hora de consultar seus benefícios

O INSS buscando facilitar o acesso do seu segurado, diminuir a demanda das agências, além de modernizar o atendimento fez uma grande mudança em seu sistema de acesso pela internet, onde o objetivo principal é diminuir a burocracia que o segurado tem ao buscar informações que agora podem ser acessadas de qualquer lugar e a qualquer momento.

É através do órgão que é possível consultar informações a respeito do benefício, como o extrato de contribuição, a concessão ou não da aposentadoria ou de outros benefícios.
Os serviços agora disponíveis no MEU INSS, novo sistema de acesso do INSS pode ser acessado não apenas do Brasil, sendo possível acessar até mesmo para quem está fora do nosso País.

Dificuldade no acesso do MEU INSS

Porém a plataforma online que veio para melhorar o acesso dos serviços oferecidos pelo INSS acabou demonstrando grandes dificuldades em seu acesso, causando muita insatisfação em quem tentou utiliza-la repetidas vezes e não obteve êxito, sem falar na demora em atualização de algumas informações que acabam deixando o segurado perdido na hora da verificação da situação do seu benefício e a falta de informação e tutorias ensinando a manusear o site.

O primeiro passo para ter acesso ao site do MEU INSS é efetuar um login, para ter esse login é necessário antes preencher informações e efetuar seu cadastro no próprio site MEU INSS. Nesse momento já surgiu à primeira dificuldade e reclamação de muitos segurados, pois não está sendo possível nem iniciar o primeiro acesso no sistema, ao tentar criar uma senha para finalizar o cadastro o segurado se frustrar ao não conseguir prosseguir no andamento de seu cadastro. A informação é de que aparece uma mensagem na tela informando que há erros no cadastro, com mensagens como “login e senhas incorretos”, “não é possível buscar as informações, há um erro na busca de seu benefício”, mesmo que o segurado tenha informado tudo corretamente.

O INSS justifica-se dizendo que esse erro pode ser resolvido facilmente, já que se tratando de dados cadastrais o que deve está errado é o endereço ou telefone fornecido, e o que o segurado deve fazer é apenas uma atualização dos seus dados não críticos e é possível ser realizada de forma simples pela Central de Atendimento da Previdência pelo número 135.

E se persistir a mensagem do erro, a justificativa é de que os dados considerados críticos devem ser atualizados, sendo necessário que o segurado se dirija a agência do INSS para fazer a atualização dos seus dados críticos, pois esses possuem maior grau de sigilo, já que se trata do nome do segurado, nome da mãe do segurado, CPF e data de nascimento.

Para conseguir atualizar os dados críticos o segurado precisa realizar um agendamento, que pode ser feito pelo próprio site do MEU INSS na aba presente no menu lateral esquerdo “Agendamento/Requerimento”, clicando depois em “Atualização de Informações Previdenciária” e” Atualização de Cadastro”, só após essa atualização ser feita na agência do INSS é que o segurado conseguirá então acessar os serviços do MEU INSS.

Ainda no inicio do acesso pode acontecer outro problema, quanto o carregamento do site, houveram diversas reclamações dos segurados afirmando que não conseguem acesso ao site, o que acontece é que às vezes este pode estar fora do ar, ou informar a mensagem supracitada por possuir muitos acessos no momento em que o segurado tentou abri-lo. O recomendando é que o site para realização do procedimento seja realizado em um computador e não em um celular e que aconteça nos horários mais cedo no período da manhã ou mais tarde no período da noite, que é o momento em que ele é menos acessado.

Outro problema alegado foi quanto à calculadora que o site disponibiliza, essa promete facilitar a simulação do tempo de contribuição do segurado para informar se ele já tem ou não o tempo necessário para requerer a aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição, a dificuldade está aparecendo no momento em que esse cálculo é realizado, pois não é exibido todo o período de recolhimento, gerando problemas na hora do requerimento da aposentadoria, informando que um segurado não tem o número de contribuições necessárias para requerer o pedido quando ele já possui a quantidade necessária para iniciar o requerimento de seu benefício.

Quanto esse erro na contagem das contribuições o INSS não informa outra maneira de resolvê-lo a não ser indo a uma agência do INSS e realizando então o pedido na própria agência.

Caso seja informado no MEU INSS o tempo de contribuição do segurado e esse demonstre que pode ser requerido o benefício, não há como o segurado ter certeza que de fato já é possível realizar o pedido de sua aposentadoria, será necessário ainda que o segurado entre em contato com o INSS para saber se de fato visualizou no MEU INSS informações corretas a respeito das contribuições recolhidas.

Outra dificuldade é no momento das respostas as perguntas que o MEU INSS realiza no andamento do cadastro do segurado ao site, pois qualquer resposta errada ou contrária às informações que o INSS tem já impede o acesso do segurado ao site, sendo necessário o deslocamento do mesmo até uma agência para resolver o fato.

O auxilio que o site traz a quem vem encontrando dificuldade em utilizá-lo é apenas a opção de ligar para o número da Central de Atendimento 135, não havendo qualquer guia disponibilizado para explicar como proceder em seu acesso.

INSS






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